Luiz Cláudio Freire de Souza França - Uma visão geral

A sé especialmenterie Boletim Té especialmentecnico da Companhia do Engenharia por Tráfego, publicada desde 1977, reflete a preocupação da CET em registrar os estudos tfoicnicos A respeito de trânsito e transporte urbanos produzidos pela Companhia, de maneira a consolidar e disseminar as pesquisas desenvolvidas e os avançESTES alcançados.

A necrose, usualmente, é limitada ao tecido subcutâneo, contudo Pode vir a comprometer estruturas Muito mais profundas tais como tendões, músculos e ossos. O período de instalação é variável, na maioria dos quadros, ocorre a partir do segundo dia após este acidente. A intensidade e a extensãeste da necrose estãeste fortemente relacionados ao uso por torniquete e, provavelmente, à demora entre este acidente e este terapia soroterápico específico. Em casos extremos É possibilitado a ser necessária a amputaçãeste do membro acometido (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009) Complicações sistêmicas Nos acidentes Muito mais graves, este animal Têm a possibilidade de apresentar sangramentos à distância, hemorragias subcutâneas, intracavitárias e intracranianas; nesses quadros, a anemia é bastante evidente. As alterações hemodinâmicas podem vir a culminar em IRA e choque hipovolêmico, sendo este último causado, basicamente, pelo sangramento instalado, liberaçãeste por aminas vasoativas

..] este diamante antes por ser lapidado... porque este diamante só é alguma coisa depois dele ser lapidado. Aí é que ele vai brilhar[...] contudo este sertão é puro, tão puro quanto este diamante antes de seu produção[...]"

, 2009). Cerca por 75% Destes quadros ocorreram na zona rural, e esse fato está descrito em literatura (RIBEIRO, 2012). Este autor relata que esse fato ocorre devido ao comportamento exploratório qual ESTES caninos possuem, aliado a maior concentraçãeste de agentes do gênero Bothrops em regiões Muito mais afastadas do grandes centros. Todavia, utilizando este avanço desordenado das cidades A cerca de zonas menos populosas, o aparecimento por ofídios do gênero Bothrops possui se tornado comum em periferias (DALLEGRAVE & SEBBEN, 2008), e ESTES quadros possui sido registrados até mesmo em regiões bastante populosas, como a regiãeste metropolitana do Porto Gozado. Somente em 2014, observou-se a ocorrência do 13 quadros na regiãeste metropolitana da capital gaúcha, de que perfaz cerca de 54% Destes quadros registrados em todo o estado. A Enorme maioria Destes quadros acometeu a regiãeste por cabeça e focinho. Isso se deve, provavelmente, ao comportamento por curiosidade Destes cães, de que buscam farejar todos os ambientes explorados. Ao encontrarem 1 animal peçonhento, procuram coletá-los com a boca. É importante que se ressalte a hipotese por complicaçãeste decorrente da picada por

Contudo, picadas por filhotes de serpentes do gênero Bothrops normalmente nãeste produzem edema, gerando somente a coagulopatia (DALLEGRAVE & SEBBEN, 2008). O quadro doloroso é de intensidade variável e proporcional à extensãeste do edema (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009; DALLEGRAVE e SEBBEN, 2008). Hemorragias e aumento do tempo do coagulação (TC) são indicativos por gravidade e da quantidade do veneno inoculada. Em quaisquer quadros, Têm a possibilidade de haver hemorragia disseminada pelo tecido subcutâneo, no local da picada, nas cavidades torácica e abdominal e, em alguns casos, no sistema nervoso central (SNC) (FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; SAKATE, 2008). Nos casos em qual a picada ocorre na cabeça do cão, particularmente pelo focinho, É possibilitado a haver dispneia e insuficiência respiratória decorrentes da presença de edema intenso no local da picada. Este edema É possibilitado a se restringir ao local da picada ou acometer estruturas vizinhas, como pescoçeste e tórax, impossibilitando que este animal feche a boca e, por consequência, de que este exatamente se alimente e mantenha a dieta alimentar hídrica adequada. (FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; SAKATE, 2008).

Foram pesquisados 24 registros por atendimentos, onde houve a identificaçãeste macroscópica das serpentes ou diagnóstico presuntivo. A maior parte Destes cães foi picada em cabeça ou pescoço (83%), seguido do membros pélvicos e torácicos (17%). Além disso, a maioria Destes quadros ocorreu em zona rural (75%), seguido através zona vá para este site urbana (25%), sendo cerca de 46% Destes quadros considerados leves, 29% moderados e 25% considerados graves. Um total de 12,5% dos Seres vivos acometidos foram a óbito. Espera-se, a partir Destes dados obtidos, demonstrar qual os Centros por Informações Toxicológicas sãeste órgãos por referência pelo auxílio do atendimento por quadros veterinários do acidentes ofídicos botrópicos, e de que este soro antiveneno é o tratamento Muito mais eficaz frente ao acidente ofídico botrópico. Palavras-chave: ofidismo, botrópico, cães, acidente ofídico, Bothrops, Rio Colossal do Sul.

Licença de uso: Este conteúdo deste sitio, vedado ao seu uso comercial, poderá ser reproduzido a partir de qual citada a fonte, excetuando os quadros especificados em contrário. 

*Note qual de modo a excluir este comentário será necessário encontrá-lo, clicar na caixa ao lado em seguida pelo botãeste excluir... Observando qual só será possível excluir o comentário se este usuário estiver logado na mesma conta utilizada na hora de que efetuou este comentário. Política de Privacidade

23 23 e/ou por coagulaçãeste, precisamente de maneira tardia. Muito mais estudos sobre até quando a soroterapia é benéVive ao paciente devem ser realizados (FRANÇA & MÁLAQUE, 2009). A via intravenosa é preconizada para a administração da soroterapia especíTeimavive (BRASIL, 2001; FRANÇA e MÁLAQUE, 2009), pois é a via qual propicia neutralizaçãeste do veneno em tempo menor, ou mesmo que, possui elevado velocidade do distribuição e biodisponibilidade (RIVIERE et al., 1997). Para além disso, administrações realizadas pelas vias subcutânea e intramuscular devem ser evitadas, devido à possibilidade de absorção errática do soro antiveneno e, ainda, devido à eventualidade de maneiraçãeste por hematomas no local da aplicaçãeste em pacientes com incoagulabilidade sanguínea instalada (WHO, 1981). Viana (1983) demonstrou, em produção experimental com cães, qual este soro antibotrópico aplicado pela via intramuscular não é seguro para este procedimento Destes acidentes ofídicos usando serpentes da espé especialmentecie B. moojeni, se feito entre 2 e 4 horas após injeçãeste do veneno, exatamente em dose suficiente de modo a neutralizar o veneno injetado. Há a descrição do reações alfoirgicas precoces, em pacientes humanos, decorrentes da administraçãeste do soro antiveneno por via intravenosa. A maioria dessas reações ocorre em a infusãeste do antiveneno e nas duas horas subsequentes (BRASIL, 2001). Os principais sinais clínicos incluem: urticária, angioedema, náuseas, vômitos, diarreia, obstruçãeste de vias aéreas superiores por edema por glote, broncoespasmo, hipotensãeste, choque circulatório e óbito (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009).

Rádio Colorada Your browser does not support the audio element. Programaçãeste musical pelo ar

Sua divulgaçãeste em arquivos eletrônicos potencializa a eventualidade de compartilhar este saber adquirido atravfois do manejorefregatráfego em São Paulo, com todos ESTES interessados e especialistas pelo setor.

14 14 FIGURA 5. Exemplar da espé especialmentecie Bothrops pubescens. CIT-RS, Composição do Veneno Este veneno botrópico é constituído por várias substâncias, tais como enzimas, peptídeos e proteínas por baixo peso molecular. Cerca de 90% do peso seco do veneno botrópico é composto por proteínas (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009; SAKATE, 2008), compreendendo Colossal variedade por enzimas, toxinas não-enzimáticas e proteínas não-tóxicas. As frações nãeste protéicas sãeste representadas por carboidratos, lipídeos, metais (frequentemente na FORMATO de glicoproteínas e enzimas metaloprotéicas), aminas biogênicas, nucleotídeos e aminoácidos livres.

Logo, fica evidente a importância da prevençãeste de complicações atravfois da administraçãeste precoce de soro antiveneno específico. Com a possibilidade por estabelecimento do estadiamento Destes casos de acidente ofídico botrópico em cães, a otimizaçãeste do tratamento fica facilitada, já de que há a possibilidade por administrar este soro antibotrópico de acordo utilizando a intensidade do quadro e de maneira precoce. Wen (2009), relata de que uma vez estabelecida a quantidade de soro a ser administrada, essa deve ser dada em dose única, visando maior rapidez na neutralizaçãeste do veneno circulante. O estadiamento ocorre de pacto com a descriçãeste do quadro clínico pelo contatante, via telefone. É importante ressaltar de que essa descrição do quadro clínico é bastante subjetiva, e qual o atendente do CIT-RS toma a decisão única e apenas em funçãeste do relato do veterinário. Após a coleta do informações, este CIT-RS, atravfois do atendente do caso, orienta a administração do dada quantidade de soro antiofídico botrópico ou botrópico-crotálico, bem como a terapia auxiliar. A aceitação das informações Teimavive a cargo do médico veterinário responsável pelo atendimento. Dados do CIT-RS, referentes à acidentes ofídicos ocorridos pelo Rio Enorme do Sul, envolvendo mal a espé especialmentecia canina, apontam de que 25% dos casos foram considerados graves pelo serviçeste. Nesses casos, os animais apresentam pé especialmentessimo estado geral, edema intenso

Nosso hospital é de uma equipe de profissionais altamente qualificados, preparados para atender aos pacientes nas especialidades abaixo:

Lindas as letras por músicas são propriedade dos seus respectivos autores e divulgadas somente para fins educacionais.All lyrics are property and copyright of their owners. All lyrics are provided for educational purposes only.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *